15 outubro, 2012

Romeiros do círio atualmente

Imagens do Círio a alguns anos atrás, mais ou menos uma década (sinto-me velho ao dizer isso), mostram as pessoas que pedem graças e pagam promessas, como sendo pessoas humildes, com aparência sofrida, até debilitada ás vezes. Mas se for hoje em dia, irá notar uma diferença. Não usarei eufemismos neste caso, no círio deste ano houve muita gente bonita. Pessoas jovens, de boa aparência, parecem frequentar academias, salões de beleza e clínicas estéticas; em sua maioria, brancos e vindos de famílias com estabilidade financeira, leia-se: ricos. Isso parece um tanto controverso, já que, pela lógica, quem pede graças, sofre durante o círio pra pagar sua promessa é alguém que necessita de algo importante, uma casa, um carro ou a cura de alguém querido ou de si mesmo. Sim, haviam várias pessoas que se enquadravam nesse perfil. Mas também pessoas que aparentemente não necessitavam tanto de algo assim. Afinal, se não for para conseguir algo mais difícil, o que faziam lá?
salvo de qualquer preconceito sobre classes sociais (mesmo quando é alta, também se sofre preconceito), pensaremos: o círio é um evento religioso, e não é preciso um objetivo, simplesmente demonstrar sua fé, reforçá-la na maior procissão religiosa do mundo. Sim, mesmo pessoas com vida confortável tem fé, eventualmente tem seus problemas que precisem de confissões ou reza para tentar resolver.
E refletindo de forma demográfica, hoje em dia, a maioria das pessoas nas periferias são protestantes, e logicamente são as pessoas mais necessitadas de ajuda, espiritual ou não, apenas buscam outros meios que não sejam a fé católica e o Círio para demonstrar sua fé e adquirir graças. Como a cidade tem tradição católica, as famílias mais antigas tem nessa religião sua base. Tais famílias costumam ter maior poder aquisitivo e frequentar eventos diversos, incluso o círio. Isso justifica pela lógica a maior presença de pessoas do perfil anteriormente citado na procissão.
Bom, este argumento não generaliza, afinal tanto existem famílias católicas nas periferias como protestantes nos centros. Assim como pessoas como o cuidado com a aparência ou ser privilegiado com beleza não reflete a classe social, religião ou quaisquer outras características, na maioria dos casos.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: