20 novembro, 2012

Estagiário

"Como vamos colocar a culpa no estagiário dessa vez????"
Acostumado á rotina da facul, depois de entrar nela com muito esforço (ui), vê as contas apertando, sem nenhuma experiência e os pais já querendo ver algum resultado do caríssimo (ou não, no caso de pública) curso que você faz, vai em busca de um estágio. Procura em tudo quanto é canto, fala com os amigos dos seus pais, ou com conhecidos que tenham empresas, pra ver se consegue uma chance extra de ganhar a vaga....quando é selecionado entre muitos outros como você, por um motivo ou outro, conseguiu, chegou ao temido cargo de estagiário. Que sequer cargo é,  pois não possui vínculo profissional com o local. Sendo teoricamente, de hierarquia inferior, recebe orientação sobre suas primeiras tarefas, logo nos primeiros erros percebe o que é realmente ser cobrado, e dependendo do seu tutor/chefe, ganhará conselhos ou bronca.
A diferenciação do que é exatamente um estagiário causa confusão, pois eles não são empregados, no sentido burocrático e hierárquico, sim, estão em um patamar á parte, pois estão ali para aprender, para amadurecer no mercado de trabalho. Afinal, estagiário é pra fazer serviços relacionados ao seu curso, sua área, definitivamente ir buscar um cafezinho ou comprar um lanche na padaria da esquina não estão inclusos, ai entra o lado sensível, pois desde que seja pedido da forma correta, sem abusos, será feio de bom grado. Todos saem ganhando, tanto ele com reputação de obediência como o chefe em conveniência. 
Quanto ao chefe, este caso se aplica não só a estagiários, e sim a empregados e funcionários em geral. A questão de ter um líder, que orienta, motiva e inspira a equipe, e um patrão, que apenas ordena, cobra, e confunde. Não esqueçamos que o objetivo de toda a equipe é de concluir o serviço como foi planejado, da melhor forma possível. Um líder usa a força de trabalho e inteligência de todos pra alcançar estes objetivos, o patrão apenas cumpre o mínimo, sem se preocupar com o resultado final, e sim com o processo em si, de ocupar todos, transferindo sua carga de trabalho para qualquer um, e com isso a culpa de eventuais fracassos. É uma definição bastante complexa, Max Gehringer lhes daria uma explicação completa e melhor que a minha, mas o ponto é que as vantagens e defeitos de chefes ou patrões se acentuam nos estagiários.

Fonte: Reprodução/Campanha Estácio Acredita

Erros de estagiários podem ser tolerados e corrigidos ou completamente demonizados, dai veio o "A  culpa é do estagiário". Eles devem sim, terem tolerância a erros ligeiramente maior, mas também responsabilidade, noção que ali não é escolinha, não é a turma da zoeira, é uma empresa real, onde ele está atuando de forma com menor carga de trabalho exatamente pela experiência, e assim deve honrar a oportunidade que teve pra mostrar que está maduro (ou pronto pra amadurecer o quanto antes). Pois no mercado de trabalho será a selva, não terá chefe compreensivo com seu erro crasso, não terá horas a menos porque você tem provas a fazer, não terá as facilidades que só o período de treinamento oferece.
Eu, estagiário como todos os outros, digo a vocês, aproveitem, aprendam, corrijam-se enquanto é tempo, é pra isso que o estágio existe, não é apenas uma forma de é mão-de-obra barata, é fundamental pra qualquer estudante, obter uma chance que não é mais criança, não é um jovem inconsequente, e sim uma pessoa digna do salário que receberá num futuro trabalho.
Pessoalmente, eu não vivo a rotina de estagiário que contam por aí, não fico servindo de garçom, não sou humilhado, não viro capacho, a empreso no qual trabalho é estável, e alguns serviços que me passam, faço com maior prazer(outros nem tanto, mas é só um detalhe rsrs), na maioria das vezes sem o peso da obrigação, e sim para simplesmente terminar o serviço, e no fim receber um "vocês terminaram por hoje", afinal, elogio já é pedir demais kkk mesmo que só tenha ouvido essa frase umas poucas vezes, devido á natureza do trabalho (atendimento e organização de uma quantidade crescente de papéis), valeu a pena o tempo que passei fazendo o trabalho que recebeu a tal frase, e também os que eu tentei concluir de forma tão boa pra tentar chegar ao nível "quase elogio". Sim, eu erro, mas o remorso de ver a expressão de frustrado, ou a raiva de ter cometido um erro tão besta já são suficientes pra me punir, mesmo que não tenha recebido nenhuma punição sequer da pessoa que teoricamente deveria me dar. No máximo reprimendas ouvidas de cabeça baixa, desejando não ter feito besteira...Sim, sinto um pouco de raiva por aquela ou outra ordem não parecer ter sentido, mas a pessoa que as passou tem uma visão mais ampla do problema e de suas soluções, e tem inteligência necessária pra resolver, senão, provavelmente não estaria no cargo de chefe! Somos como qualquer outra pessoa, nós nem sempre estamos bem dispostos, nem sempre estamos prontos pra receber críticas, mas estamos prontíssimos pra sermos tratados como merecemos, mais que estudantes, menos que funcionário, apenas: estagiário.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: