14 novembro, 2012

Ninguém sabe dizer não


Mais raros que ruivas de tumblr, a maioria massiva das pessoas não sabe dizer um simples "Não". Pois sentem a necessidade maior de dar pretextos, desculpas e mentiras pra justificar uma resposta negativa, que sempre é indireta. Parece ser fácil em teoria, mas não é. Vivemos em sociedade, mesmo com discursos de não se importar com o pensamento dos outros, nos importamos. Sentimos que devemos dar um motivo plausível pra negar algo, mesmo que nos cause incômodo ou inconveniência.

Nos preocupamos com o bem estar do próximo, e se somos convincentes por mais que a má vontade seja óbvia. Aliás, esse é um recurso bastante usado: dar uma desculpa esfarrapada, mas JAMAIS dizer "não"
Salvo quem deliberadamente (e sinceramente) não se importa com os outros, diz não e pronto, fim de papo. Essas pessoas são taxadas de "anti-social", "ranzinza" ou "chato". E dificilmente entra no sistema de troca de favores que nós vivemos, mesmo inconscientemente. Fingimos que nos importamos, ajudamos e adoramos a presença de todos, pra evitar conflitos, ganhar favores e etc etc. Parece cruel, mas todos nós já fizemos ou fazemos isso alguma vez. Sim, gostamos, adoramos a presença e nos importamos com muita gente, mas sempre haverá aqueles que suportamos, ignoramos e não não nos afastamos pra manter um "ambiente sociável". Isso é natural, vivemos em grupos, mas não sou hipócrita e tampouco darei detalhes das pessoas com quem ajo assim, claro. Mas é um mal necessário, que devemos esclarecer e compreender, ter consciência dos nossos atos, até os feitos por impulso social.
No final das contas, dizer "não", apenas PARECE ser simples, mas envolve muito mais que uma negação, e sim como convivemos com os demais membros dos nossos grupos sociais. Aqueles que são da nossa turma, fica ao mesmo tempo mais fácil (por se conhecerem) e mais difícil (pois terão um laço maior) dizer "não"
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Anônimo disse...

KIBE ?

Anônimo disse...

ne nao cara, nunca vi isso antes