16 janeiro, 2013

o Vilão do consumo de bateria não é o sistema Android

Usuários de smartphones, especialmente applefags, mas não lembram que iPhones são piores ainda, conhecem bem a fama que o Android tem que sugar a carga de uma bateria recém carregada relativamente rápido. Com 10 minutos de uso é comum o indicador mostrar que a primeira barrinha de carga já foi pro brejo, chega a ser frustrante, e para pessoas metódicas, causar a mania de carregar o aparelho sempre que tem oportunidade (leia-se: eu). Com o uso do smartphone celular em casa isso sequer chega a causar dor de cabeça, com tomada e recarregador sempre á mão. Em viagens ou até na ida á casa de um amigo pode causar estresse á quem usa muitos aplicativos ou dependem do celular.
Por causa do minha mania de recarregar o celular assim que a carga desce a 1/3 fiquei preocupado com o famoso Vício de Bateria, descobri que isso é uma verdadeira HISTÓRIA DA VOVÓ. A maioria das baterias atuais de portáteis são feitas de Íons de Lítio, que eliminou o problema do Efeito de Memória, o nome correto pro tal Vício em crack de bateria.
Neste formidável sáite fala exatamente do assunto baterias e como calibrá-las : BatteryCare - Guia de Utilização da bateria
A calibração da bateria é um processo simples, que demora por volta de meio dia e faz muito bem á vida útil dela. Não é preciso programas, gambiarras, roteamento ou gastos.

Voltando ao caso do Android, fiz uma simples experiência que PROVOU o que gasta tanto a carga, o acesso á rede sem fio, Rede Móvel de celular, 2G, 3G, Bluetooth, Wifi e GPS são, nessa ordem ou não, os verdadeiros vilões do consumo nos dispositivos Android. Mesmo o acesso a rede móvel sendo relativamente econômica, fica ligada praticamente 24h por dia. A minha teoria é que o aparelho usa o sinal do celular no máximo, para garantir o acesso á internet e serviço com qualidade mesmo com sinal fraco da operadora. A luz de tela e consumo do processador também fazem sua parte na hora de baixar as barrinhas de medição, mas como comparar uma luz de tela com um sinal que busca rede á quilômetros de distância e força máxima?
Agora a parte mais interessante e o real motivo de eu escrever este post, algumas pequenas soluções:

1ª- Para o uso de rede com o celular inativo, precisamos de um programa que no mínimo desligue a rede de internet. No meu Galaxy Y TV já vem uma opção nativa de "Modo de economia de bateria" que faz um serviço de forma satisfatória, mas a solução ideal para qualquer android seria o APN Brasil Pro, que possui uma opção de preservar a bateria quando o aparelho está inativo, custa R$2, OOOOOUUU...

2ª-Fazer o procedimento manualmente, até obtendo resultados MELHORES. Usando o APN Brasil gratuito para desligar a internet quando não for usar ou indo em Configurações>Redes sem Fio>Redes Móveis>Usar dados de pacotes, desmarque essa opção, terá basicamente o mesmo efeito.

3ª- Para casos extremos, como bateria muito baixa ou longo período de uso em aplicativos que não precisam de internet (e você não se importa de ver as notificações do facebook só depois) se faz um procedimento que existe a muito tempo nos celulares, o Modo de Avião. Função esquecida e ofuscada pelas mais de 9000 opções dos celulares de hoje, se mostrou mais útil que muita gente imagina.
Fiz o teste, antes de dormir pus o celular em Modo de Avião, 9 horas depois o mostrador de bateria não exibia qualquer alteração na carga, continuava com próximo de 100%!!!

Não custa lembrar, manter o Bluetooth, GPS e Wifi desligados quando não forem necessários é fácil, rápido e seguro.
Após essa nem tão curta explicação, ouse dizer "eçe andróidy suga a bateria msm hem rçrçrçrçr"
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: