02 agosto, 2013

Estatização da energia do Sol e da água da Chuva

Não leu errado, é exatamente isso que está acontecendo em algumas localidades.
O agricultor Gary Harrington ficou um mês na cadeia por armazenar água da chuva que caia em sua propriedade, na cidade de Medford, estado do Oregon nos EUA. Ele alega que guardou a água porque o suprimento da cidade esgotaria com a abertura das comportas da represa da região para abastecer cidades maiores, no período de seca, deixando sua fazenda sem irrigação.
Além da prisão por trinta dias, teve que pagar uma multa de US$1500 e foi acompanhado por oficiais de justiça para que aprendesse que toda suprimento de água era de propriedade do município.
Gary ainda recebeu autorização em 2003 para fazer o que quisesse com a água natural que ia parar em sua propriedade(sim, autorização pra usar a chuva e água de degelo), mas a mesma foi revogada pelo Departamento de Recursos Hídricos da região, sem motivo aparente.



Não é só da chuva que o Estado se apropriou, na Espanha, a instalação de painéis solares para consumo próprio é passível de multa de até 30 Milhões de Euros, o motivo é que as companhias de eletricidade espanholas não querem que as pessoas possam ter energia em casa sem pagar pra elas, pois detém 85% do mercado de suprimento de energia, e cada casa com autossuficiência de eletricidade significa um enorme prejuízo. A justificativa dita por ela é de que sairia muito mais caro pro consumidor usar painéis solares do que recorrer á rede tradicional. Os únicos que podem ter o privilégio de usar o sol que todo dia nasce no horizonte espanhol, belo e imponente (poético, não?) são os governantes (e os que um dia também estiveram no poder).
A preocupação em sancionar uma lei que impedisse isso é por causa da enorme procura por painéis solares, a empresa Gironés, especializada no assunto, afirma que de 50 ligações, 35 são de civis querendo instalações em suas casas.


Fontes:
Opera Mundi - UOL

El País - Costa Rica

P.S.: nos comentários da matéria sobre sobre a chuva, uma pessoa comentou que em São Paulo há uma lei semelhante, não achei nada que desse fundamento a isso, mas caso haja, favor comentar que o post será atualizado :)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: