20 abril, 2012

Mau texto ou mau leitor?





Um longo e complicado texto, alguém lê e não entende nada, por causa disso, critica sem compreender.
Se esse texto fosse escrito de uma forma tão enigmática e codificada que apenas seletas pessoas pudessem decifrá-lo, como um segredo. E o conhecimento desse segredo fosse apenas digno de quem pudesse descobri-lo. Esse trecho foi baseado num trecho do Código da Vinci, onde segredos eram lacrados em chaves, com muitos enigmas.
Um texto basicamente é uma forma de transmitir uma ideia, externá-la para que outras pessoas possam compreendê-la de forma mais fiel possível ao original pensado pelo escritor.
Porém, esse caminho entre as mentes do escritor e do leitor não é constante e direto, aí que entra o talento (ou falta dele) na hora de transformar em palavras os pensamentos.
O proóprio processo de transformar um conceito em texto, o torna uma obra de arte, transmitir a ideia de um jeito especial, que seja agradável, é esse talento que diferencia um escritor de um amador
Aí entra a questão de escrever de forma que sejá fácil de entender, ou que seja fiel á ideia..
Se for de entendimento simples, tem grandes chances de ser mais facilmente aceito pelo público, mas em detrimento de qualidade e  até da personalidade da escrita original.
Se o autor preferir se libertar de limitações ganha maiores possibilidades de se expressar, e consegue ser mais fiel a sua ideia.
Ai que entram os leitores, bons leitores possuem um tipo específico de inteligência, a de conseguir assimilar a ideia com varias formas de codificação, entende-se codificação por estilo do texto, tipo de analogias usadas, alem de conhecimento de vida para poder entender ideias mais abstratas, como a alegria do personagem ou uma piada. Um bom leitor tem a mente aberta para conceitos diversos, e pouco preconceito, pois espera ate a conclusão para formar sua opinião.
Já um mau leitor, e o contrário disso, e impaciente, gosta de coisas prontas, frases faceis de entender pois tem preguiça de pensar por si mesmo, despreza tudo que for diferente do que ele acredita além do péssimo hábito de criticar aquilo que não entendeu. Logo, como não consegue entender além de textos simples e claros, diz que o livro e ruim, sem sequer terminá-lo.
Bons leitores desfrutando das obras de bons escritores é o que ainda conseguem fazer sobreviver a boa qualidade da literatura, enquanto maus escritores produzem livros caça-níqueis, apenas dizendo aquilo que os leitores ruins querem ler, sem se preocupar com qualidade ou mesmo originalidade.
Se você leu até o fim, sem pular nenhuma parte, parabéns, as chances de você ser um bom leitor aumentaram, pois num mundo virtual onde textos curtos são a lei, um desses, com mais de 10 linhas, é apreciado pouco.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: