01 setembro, 2012

Gina Indelicada

Uma página do Facebook causou grande repercussão fora dela, não pro causa de polîmicas ou crimes, e sim pelo seu sucesso. Mais de 1 milhão de likes na rede social mais usada no mundo, isso realmente significa algo. Afinal, quem criaria algo tão inovador e que se tornaria o que é hoje? Um estudante de marketing de 19 anos é o autor da página.
Pra quem é de fora, ele faz grande sucesso, inclusive no Facebook. Porém, a maioria esmagadora dos usuários do Twitter que eu conheço o odeia, em primeiro lugar pelo tipo de piada que ele posta, e em segundo, pela sua origem.
O tipo é a piada fácil, curtida e retweetada pelas massas, ou seja, humor de nível considerado baixo.
E a origem é a questão mais polêmica, pois as frases que são publicadas nas conversas da Gina Indelicada foram baseadas, senão copiadas diretamente de tweets de diversos perfis. Faz pouco tempo que foi exibida uma reportagem sobre a Gina no Jornal Nacional, e mostraram um exemplo de uns dos prints publicados lá, logo depois na minha TL surgiu um RT de um tweet do @_fransuel, e era exatamente a mesma frase, que foi copiada, publicada e havia aparecido em rede nacional, com o nome de outro autor. Popularmente, nós chamamos isso de "KIBE", sinônimo de plágio ou cópia não autorizada.
Como a maior parte do conteúdo da internet é livre pra ser consultado, logo, não é crime a cópia, e a autoria costuma ser sustentada por valores éticos dos usuários, mas sempre haverá alguém que usufruirá da criatividade dos outros, já que aparentemente não há nenhuma punição.
Enfim, se resume tudo isso com um tweet que vi no meio da discussão: "VAMOS FICAR AQUI, DE BRAÇOS CRUZADOS ENQUANTO O OUTRO FICA FAMOSO COM NOSSAS FRASES" - SERGINHO DO ROUPA™
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: