29 janeiro, 2013

Quantas curtidas essa princesa merece?




Surge na sua timeline do facebook a foto de uma garota portadora de síndrome de Down, com várias curtidas e elogios bastante expressivos nos comentários. Situação comum para muita gente. No meu caso, simplesmente ignoro e atualizo a página até aquela suposta demonstração de carinho sumir e ser substituída por tirinhas de mau gosto ou imagens com adolescentes de aba reta com frases que levantariam a auto estima de uma capivara, se elas tivesse uma, claro. Não sei se meus amigos sabem disso, mas vejo essas postagens de uma forma bastante diferente dos demais.
Via essas imagens de garotas com síndrome de Down, Hidrocefalia e também a famosa , e pensava "ora, se esses posts são pequenos concursos de beleza, todas essas pessoas que curtiram, de fato acham essas meninas lindas?", cheguei a conclusão que, sim, algumas pessoas as acham lindas, e estas são de louvável nobreza, quando fazem boas ações fora do facebook apenas. Porém, várias, quem postou buscava atenção, receber elogios pela atitude de deixar de lado as princesas de aba reta para dar lugar á meninas que realmente mereciam os elogios, supostamente. Mas se elogiavam por uma beleza que não concordavam, estavam mentindo....na verdade agiam com um preconceito tão sutil, desprezível e disfarçado que seria a base pra um artigo formidável de psicologia ou antropologia.  Este preconceito é basicamente reverso, a pessoa se mostra bastante inclinada a mostrar para a sociedade que ama, adora e acha tão fofo quando um panda de algodão doce qualquer, que na visão dele, é vítima. Vitimizar, proteger quando não é necessário, justificar qualidades através da deficiência. Dizer que uma menina com Down é bonita por ter Down, não porque achou o nariz delicado, rosto meigo e sorriso cativante, como aconteceria com qualquer outra criança, que aliás, a menina em questão também pode ter, em resumo, eles sentem pena, e elogiando achando que tiram um pouco o peso na consciência de não gostar da garota.
Gente, por assim dizer, que possui esse tipo de preconceito é difícil de combater, pois repetem com frequência uma atitude contrária ao real sentimento que tem. Porque são muitíssimo mais preconceituosas que a grande maioria dos criadores de piadas com elas.
Pra se ter uma ideia, a busca usando a primeira imagem deste post, encontrei 0 (zero) páginas dizendo o nome da garota, afinal, pra eles, o nome importa pra quê se a própria foto tá surtindo o efeito que se precisa, que é ganhar atenção?
P.S.:No caso, ela tem Progeria, usei Down apenas como exemplo no texto
P.S.: mesmo sendo incomum eu curtir a foto de uma criança, eu achei ela fofinha na foto, de verdade :3
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: