15 maio, 2012

Computador antigo, não sei o que fazer com ele





 Lixo eletrônico é causado por atualizações em si, ou por consumismo?

Se fôssemos ver do ponto de vista de atualização, um computador com os últimos recursos do mercado sai caro demais para ser consumido pelo grande público, logo, produz pouco lixo. O problema está em máquinas baratas a medianas, o hardware evoluiu em capacidade e diminuiu em custo, em 2006 por exemplo, comprei um computador por 950 reais, aproximadamente, era um com processador Celeron, de 2,5GHz e 256mb de memória, hoje em dia, se compra um PC mais barato, equipado com pelo menos Dual Core e 2GB de memória RAM. Com o tempo, manutenção é necessária naquele velho PC que foi comprado em 2006, mas com o custo do reparo se compra um novo, uma pessoa sensata pensará em atualizar seu hardware e evoluir, não tem nada a perder né?

Todos temos a perder, pois a máquina que ficará guardada ali num canto, terá de ir pra algum lugar um dia, ser reciclada por algum técnico, desmontada e as peças ainda boas, reutilizadas, mas e as que não servem mais? as que serviriam para reuso, mas o custo e esforço do conserto pusesse em duvida seu valor?

Serão empilhadas e armazenadas por certo tempo, até serem descartadas em um lixão comum, com seus componentes espalhados, contaminando ainda mais o solo, água e arredores, de forma bem pior que simples lixo.

Qual seria o descarte correto?

reunir computadores usados, inteiros de preferência, testá-los e tentar consertá-los para reuso, é a melhor forma de reciclagem de eletrônicos, econômica e eficiente, evitando que novos computadores sejam usados em tarefas que não exigam necessariamente uma máquina nova. Usar alguma Distro Linux voltada para esse tipo de hardware produz resultados excelentes, com um PC todo atualizado, funcional e barato, aproveitando da leveza do sistema no hardware limitado.

Se alguma peça não passou pela primeira peneira, pode ser desmontada e ter suas partes que ainda sirvam vendidas. Como gabinetes, carcaças de monitores, até fios específicos, que demandariam energia e mão-de-obra para serem fabricados

Já a terceira e última parte é a de reciclagem dos materiais, o cobre dos cabos, o ferro e plástico das carcaças e principalmente o chumbo, tungstênio, mercúrio, e outros metais pesados que também compõe partes como monitor, fonte, e processador, que além de demorarem séculos, senão milênios, contaminando o ambiente.

Quais as vantagens de remover o lixo eletrônico do ambiente?

Reaproveitamento, economia e até lucro, alguns componentes usados em computadores vem desde ferro, que é barato, a ouro, em menores quantidades, porém, não podem ser desperdiçadas

DICA:
Se você tem um conhecido que trabalha com computadores e peças, pode negociar com ele um desconto em troca do seu PC velho, e comprar um mais atualizado (não necessariamente novo) dele mesmo.






Fonte das imagens:http://desciclopedia.org/wiki/Computador_antigo

Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Anônimo disse...

Uso o meu pc antigo, para compartilhar meus arquivos via rede, utilizando o FreeNAS sistema levissimo e de facil config. Acesso meus filmes e seriados, pelo ps3..